Semana Inaciana – (Terça-feira, 30/07/2024)
O que mais me chama a atenção na vida de Santo Inácio?
A coragem, lealdade e fidelidade desde a sua vida como cavalheiro e, principalmente, durante e após a sua conversão a Cristo Jesus são os valores que mais chamam a minha atenção na vida de Santo Inácio de Loyola, além do fato de ele ter conseguido fazer um discernimento tão profundo entre coisas boas e outras melhores ainda.
Desde a minha primeira experiência com os Exercícios Espirituais (EE), as ações de Inácio inicialmente à serviço da sua própria honra e depois para a glória de Deus, se apresentaram aos meus olhos sobre esse tripé de valores que eu admiro muito.
Seus atos são de quem consegue agir com o coração (corajoso), sendo, contudo, obediente às normas (fiel) e emocionalmente comprometido (leal) ao mesmo tempo.
E seu caminho de conversão é grandiosamente inspirador porque ele era um homem honrado com planos pessoais justos e bem definidos quando descobre que poderia servir a um Senhor muito maior do que qualquer outro que ele tinha conhecido e decide mudar completamente de vida.
Gosto de ver como o discernimento de Inácio é maduro, movido pela elevação da sua consciência em crescente unidade com Deus. Um homem bom sai de um patamar positivo para outro extraordinariamente melhor e nos mostra que além de fazer o certo é necessário ter um propósito legítimo e autêntico que dê sentido à nossa vida não só aqui e agora, mas por toda a eternidade.
- A reflexão sobre a vida de Santo Inácio de Loyola que você leu, foi elaborada por Dayane Fonte (Leiga inaciana, colaboradora do Centro Loyola de Goiânia).
- Postagem realizada em nosso site em 30/07/2024, por Fernando Santos @fernandotonheira (Agente Pastoral do Centro Loyola de Goiânia)