Centro Loyola de Fé

Missão Ad Amorem (Para o Amor) na Semana Santa no Tocantins

O Centro Loyola de Goiânia, representado pelo Pe. Miguel Martins Filho, SJ, (Assistente Eclesiástico) e por Fernando Tonheira (Agente Pastoral), juntou-se ao Centro MAGIS Burnier, organizador da  Missão de Semana Santa ( Ad Amorem “Para o Amor”) de 27 a 31 de março,  na Diocese de Miracema do Tocantins – TO.

O grupo de 17 missionários (as), dentre leigos, leigas, religiosos e religiosas das congregações dos Orionitas, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs de São Pedro Canísio, Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils e Companhia de Jesus,  partiram de Brasília-DF, no dia 26 de março com destino às localidades onde a tão aguardada missão foi realizada. 

A missão foi coordenada pelo jesuíta, Ir. Ubiratan de Oliveira Costa  (Ir. Bira), que é o diretor do Centro MAGIS Burnier, uma obra apostólica da Companhia de Jesus, dedicada à formação, acompanhamento, articulação e irradiação do trabalho com jovens no Núcleo Apostólico Brasília/Goiânia.

 

Na manhã de quarta-feira, 27 de março, participaram da Missa dos Santos Óleos na Paróquia Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, celebração que foi presidida por Dom Philip Dickmans, bispo da referida diocese, que em seguida, proferiu bênção e o envio dos missionários para cidades de Presidente Kennedy (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Brasilândia (comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e o distrito de Tupiratã (Comunidade São Francisco de Assis),  locais onde a missão foi realizada, tendo como pároco, o Padre Antero Alves de Sousa.

Fomos acolhidos com muito entusiasmo e alegria pela comunidade local, que nos direcionou com muita disposição para as atividades que estavam programadas, entre elas, visita às casas, principalmente aos idosos e pessoas enfermas, encontro com crianças e jovens, e as celebrações do Tríduo Pascal. 

 

Na celebração da Quinta-feira Santa – Ceia do Senhor,  iniciamos o  Tríduo Pascal, tradicionalmente conhecido como o Lava-pés é um marco desta celebração, pois, ao imitar o gesto de Jesus, há uma bela demonstração de humildade,  e nos servimos do que Santo Inácio de Loyola nos inspirou, em tudo Amar e Servir, e com este gesto simbólico concretizamos um marco da nossa presença naquele lugar: servir e amar a exemplo do Cristo. 

 

A Sexta-feira Santa, que na sua essência é marcada pela Adoração da Cruz, às 15h, que remete ao horário que Jesus morreu, nos levou a refletir, como fazemos anualmente nesta celebração, trazendo na memória todo o sofrimento que Cristo passou para que nós pudéssemos alcançar nossa salvação, por Ele e por meio d’Ele, certamente propiciou o que o período quaresmal nos pede, um  período de contemplação, oração, penitência e caridade fraterna.  

 

Com a Bênção do Fogo Novo, a celebração da Vigília Pascal, relembrou nosso compromisso cristão, através da renovação das promessas batismais, sem contar a belíssima participação e integração da comunidade local com os(as) missionários(as), que certamente foram momentos singulares e que alentou o coração de todos que participaram desta belíssima missão. 

 

Com a exortação do Papa Francisco em sua mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões, que  será celebrado em 20 de outubro deste ano,  “a missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus”, queremos destacar que  esta experiência missionária nos proporcionou dias de muita integração, doação e na certeza que o nosso coração missionário foi transbordado por tanto amor recebido, gratidão, alegria e ternura de um povo que, com sua imensa simplicidade e carisma acolhedor, não mediu esforços para que nos sentíssemos em casa. 

Assim, “a experiência da missão Ad Amorem, foi uma fonte de muitas consolações”, é o que destaca o Padre Miguel Martins filho, SJ, que vai além destas palavras, veja neste depoimento:

“Esse contato direto com o povo das comunidades rurais renova e reafirma o meu compromisso como religioso jesuíta e como padre do jeito de Jesus, próximo das pessoas, de modo especial dos mais simples e vulneráveis.

A visita aos doentes e idosos, o contato com as crianças e os jovens, as celebrações bem preparadas… tudo contribuiu para que a experiência do Tríduo Pascal este ano fosse especial.

Dentre tantos fatores, eu destacaria a própria composição do grupo de missionários, marcada pela diversidade: jovens do Centro Magis, religiosos, religiosas, homens e mulheres que participaram com muita alegria e entusiasmo da experiência.

E pela primeira vez tivemos a presença do Centro Loyola de Goiânia, com a participação ativa do Fernando e a minha própria participação. Levamos a Comunidade do Centro Loyola no coração.

Destaco também a acolhida das comunidades e do Bispo da Diocese de Miracema do Tocantins, Dom Phillipe Dickmans. Fazia tempo que eu não via um bispo tão simples e tão próximo do povo. Um exemplo muito edificante e inspirador para a caminhada sinodal que estamos vivendo como Igreja. Foram muitos, muitos e diversos os sinais e efeitos da Ressurreição de Jesus que pudemos experimentar nesses dias! Alegremo-nos e nEle exultemos!!!!”

Dentre tantos outros sentimentos que moveu a equipe missionária, podemos elencar ainda: gratidão, esperança, amizade, alegria, acolhimento, e caridade uns com os outros, que certamente impulsionou e favoreceu para que a Ad Amore (Para o Amor), fosse vivida neste espírito com tanto carinho e amor fraterno do povo para conosco.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X