Diálogos Culturais – mês de março 2024 –
Fernando Santos via Centro Loyola de Goiânia
No dia 08 de março iniciamos os Diálogos Culturais do ano de 2024, no Centro Loyola de Goiânia, onde contamos com a parceria já longeva com o e o Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), na promoção dos Diálogos Culturais. Neste primeiro encontro, o tema foi “Somos todos irmãos: O Papa Francisco e o clamor à fraternidade universal”, assessorado pelo Frei Flávio Pereira Nolêto, OFM.
É importante ressaltar, que em outubro de 2020, às vésperas da celebração da memória litúrgica de São Francisco de Assis, o Papa Francisco apresentava ao mundo a sua Encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade humana, para além das fronteiras geográficas, políticas e culturais. Trata-se de um clamor ainda ecoante e necessário, que nos obriga a refletir e a nos mover em prol de sua realização.
Em 2024, inspirando-se nessa proposta, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil propôs a Campanha da Fraternidade sobre o mesmo tema.
Nas palavras do Frei Flávio, a proposta desse 1º encontro dos Diálogos Culturais, é “lembrar que somos todos irmãos, chamados a construir uma fraternidade universal, segundo proposta da Fratelli Tutti – Papa Francisco.”
Nas palavras do Frei Flávio (OFM), a proposta desse 1º encontro dos Diálogos Culturais,
é “lembrar que somos todos irmãos, chamados a construir uma fraternidade universal,
segundo proposta da Fratelli Tutti – Papa Francisco.”
Em ocasião de 08 de março ser o Dia Internacional da Mulher, também tivemos o momento para homenagear as mulheres do Brasil
e do mundo, aqui representadas pelas que vieram prestigiar esta noite especial, de diálogos e troca de conhecimento.