Centro Loyola de Fé

Ano Inaciano 2021 – 2022

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, inicia, a partir do dia 20 de maio de 2021, a celebração mundial do Ano Inaciano, no qual se comemorará os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola e 400 de sua canonização.

Em 1521, aos 30 anos de idade, enquanto defendia o Castelo de Pamplona, Santo Inácio foi gravemente ferido por uma bala de canhão que lhe atingiu a perna. Este fracasso “foi apenas aparente, pois marcou o início de um processo de conversão que conduziu Inácio a sonhos maiores, já não centrados em si mesmo, mas em Deus. Começaria a ver todas as coisas novas em Cristo”, diz um texto da Jesuit Network.

“Celebramos este ano para recordarmos a oportunidade diária de experimentar uma nova conversão e viver uma experiência transformadora. É um chamado a permitir que o Senhor nos descubra um novo entusiasmo, interior e apostólico, uma nova vida, novos caminhos para seguir a Cristo”, afirmam os sacerdotes jesuítas.

O Superior-geral da Companhia de Jesus, Padre Arturo Sosa Abascal, ao comentar sobre esta celebração destacou que “Santo Inácio não é o centro deste Ano Inaciano, mas é o meio através do qual necessitamos ir a Cristo. Cristo deve estar sempre no centro”.

O Ano Inaciano será guiado pelas Preferências Apostólicas Universais 2019-2029. “Assimilá-las supõem uma conversão para cada um de nós, nossas comunidades e nossas instituições ou obras apostólicas. Peçamos a graça de uma mudança real em nossa vida-missão de cada dia”, conclui o Padre Arturo Sosa.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X